SOBRE O PROJETO

"DE MULHERES CIENTISTAS PARA MENINAS QUE SONHAM"

    O projeto surgiu de uma ideia original realizada no Museu Nacional do Rio de Janeiro. O curso em questão era denominado: "Meninas com Ciência: Geologia, Paleontologia e Gênero no Museu Nacional". Esta iniciativa teve sucesso local, regional e destaque nacional nas grandes mídias sociais, contando com 50 estudantes participantes e com resultados e avaliações positivas. A partir do contato realizado entre alunas da UFSCar com as realizadoras deste projeto do Museu Nacional/RJ, foi proposta uma primeira edição do curso "Meninas com Ciência" no estado de São Paulo, especificamente no campus de Sorocaba da UFSCar em 2017. O projeto teve sucesso e por esse motivo teve uma outra edição realizada na Universidade de São Paulo (USP), fortalecendo ainda mais o projeto. No primeiro semestre de 2019 a segunda edição do projeto no campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos foi realizada a partir de um novo nome "Pequenas Cientistas".

    Diante das avaliações positivas dos projetos anteriores e da importância que a proposta representa como forma de divulgação da ciência e nas discussões sobre a questão de gênero, fica claro o interesse em dar continuidade a essa atividade. O sucesso da primeira versão deste curso (RJ) e de duas versões em Sorocaba sustenta as expectativas de que uma 3a edição continue trazendo ótimos resultados.

    Para a realização do projeto, serão convidadas palestrantes e ministrantes cientistas de diversas áreas da Ciências, com o propósito de divulgar seus trabalhos e incentivar o interesse das meninas nestas áreas.

    Os encontros acontecerão aos sábados do mês de novembro/2019, durante os quais serão abordados diversos temas dando ao projeto uma visão multidisciplinar da Ciência. Com isso, espera-se ofertar um curso mais abrangente e possibilitar que as participantes percebam que a Ciência vai muito além daquilo que comumente temos acesso durante a educação básica. Dessa forma, elas também poderão vislumbrar as inúmeras possibilidades existentes no mundo científico, por meio das vivências e histórias compartilhadas sobre os trajetos das carreiras das profissionais convidadas.

Mas por que realizar tal projeto? Por que voltá-lo somente para as meninas?

  A porcentagem de mulheres na academia, especialmente no Brasil, tem aumentado ao longo dos anos, mas ainda é um número pequeno. Estamos inclusos em uma cultura que projeta o ramo acadêmico, além de outros ramos, como sendo distante da mulher desde a infância, o que as afasta dessa profissão, fazendo com que as meninas até mesmo não cogitem uma carreira de cientista. A história das mulheres dentro das universidade ainda é recente e muitas se vêem incapazes de ingressar em tal meio por não se acharem qualificadas o suficiente; muito disso se deve ao fato de que as mulheres tem, desde a escola, contato apenas com a imagem masculina do cientista.

   Portanto, o projeto tem como principais objetivos:

i) promover a divulgação da ciência e de linhas de pesquisa de cientistas mulheres brasileiras, buscando sempre responder questionamentos como: O que é Ciência? Quem faz? Como fazer para se tornar uma cientista? para o público feminino de jovens do Ensino Fundamental.

ii) trabalhar na desconstrução de ideias sobre padrões na ciência relativos a gênero, área de pesquisa, genialidade, entre outros.

iii) incentivar as meninas a seguir carreiras científicas, a partir do contato com cientistas mulheres.

Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora